Em feira de inovação, Rafael da Silva dá exemplo de como é simples invadir sites e alerta para os perigos da vulnerabilidade

Na feira internacional IoTLatinAmerica, realizada entre os dias 29 e 30 de agosto, Rafael da Silva, professor da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), apresentou a palestra “Home Security: Warning! Youcanbe in the BBB”, dando indícios da vulnerabilidade a que estão sujeitos todos os usuários na internet.

Silva deu como exemplo de vulnerabilidade o acesso que fez ao site de uma empresa por meio de uma ferramenta chamada Shodan. Com isso, ele conseguiu ter acesso aos dados da empresa e até endereços pessoais dos proprietários. “Hoje precisamos tomar muito cuidado com o que colocamos na internet. O IoT é um componente essencial de tecnologia, mas as pessoas precisam entender como e para que utilizar”, alertou. Para ele, um dos motivos da insegurança digital é a falta de manutenção de equipamentos eletrônicos como, por exemplo, os roteadores de Wi-Fi: “Dificilmente você atualiza um dispositivo que você tem na internet”, completou.

A feira de IoT contou com 27 palestras no Multipalco de Verticais que lotaram os auditórios com profissionais, representantes de empresas e estudantes interessados no ramo de Internet das Coisas. A exposição é o mais importante evento B2B exclusivamente voltado ao setor e com foco na geração de negócios na América Latina.

Recent Posts