Multipalco de Verticais IoT

A aplicação da Internet das Coisas nos variados segmentos de mercado e atividades econômicas será analisada e discutida nas atividades dos Multipalcos das Inovações, que contemplará diferentes áreas verticais. Já estão confirmados painéis voltados para os setores de Transporte & Logística, Banking/Fintechs, Agronegócio, Smart Home, Saúde, Educação, Indústria 4.0; Cadeia Automobilística e Sustentabilidade Ambiental.

multipalcos

Transporte & Logística

Conectar os meios de transporte a uma infraestrutura inteligente cria novas possibilidades de negócio. O uso da tecnologia por meio da Internet das Coisas vem se tornando o principal pilar dos sistemas de transportes, permitindo a intercomunicação entre veículos, estações, sistemas de gestão, infraestrutura e outros recursos. Com isso, é possível otimizar rotas de transportes públicos, criar estradas mais seguras, reduzir custos logísticos e de infraestrutura e ainda aliviar o congestionamento de tráfego e favorecer a mobilidade urbana.

Agronegócio

A IoT está transformando a indústria agrícola, empenhada em obter ganhos de produtividade, promover o melhor aproveitamento de água, vencer a limitação de terras e otimizar custos, para atender às demandas de uma população global que até 2050 crescerá 70%. A agricultura inteligente vem se tornando uma realidade entre os agricultores. O campo convive com alta tecnologia, embarcada por exemplo em drones e sensores que geram mapas detalhados da topografia, dos recursos biológicos e de outras múltiplas variáveis, como acidez e temperatura do solo e previsões climáticas. Cultivos e produção pecuária podem ser monitorados remotamente por smartphones com total comodidade. Isso tudo sem contar a aplicação da IoT na extensa cadeia produtiva do agronegócio.

Smart Home

As casas inteligentes, dotadas de produtos conectados e atuando em muitas funções,tornam a vida das pessoas mais fáceis, convenientes e mais confortáveis. Há uma infinidade de possibilidades para este segmento, em franco crescimento. Definitivamente, a IoT e a automação residencial veio para ser a onda do futuro. Atrações:

  • Como as grandes companhias do mundo digital, como a Google, Apple e Amazon, devem ver o mercado brasileiro e planejar sua entrada
  • Plano Nacional de Internet das Coisas e a Automação Residencial
  • Quais os benefícios da Automação Residencial + IoT para o público brasileiro
  • “Smart Home as a Service”. Isso é possível, plausível e lucrativo?
  • Alternativas para os fabricantes locais, pequenos e médios, se posicionarem quanto ao futuro da automação residencial e IoT
smarthome-iot

Educação

A tecnologia é apenas uma das influências disruptivas na área de educação atualmente. Os dados gerados pela conexão de dispositivos cotidianos podem apoiar a tomada de decisões que impactam na aprendizagem dos alunos. Dispositivos conectados nas escolas podem moldar o aprendizado das próximas gerações, aumentar a eficiência da gestão e na segurança escolar, auxiliar no aprendizado de alunos com necessidades especiais, favorecer o ensino móvel e salas de aulas abertas e digitais. Por meio de recursos multimídia (voz, vídeo e texto), os  professores ampliam os instrumentos para transmitir conhecimentos.

Indústria 4.0

A aplicação do IoT à indústria de transformação é chamada de IIOT – ou Internet Industrial ou Industry 4.0. Ela revolucionará a fabricação, por meio da aquisição, do acesso e do compartilhamento rápido e eficaz de enormes quantidades de dados. Várias empresas inovadoras começaram a implementar o IIoT, alavancando dispositivos inteligentes e conectados em suas fábricas, aproveitando os dados de sensores, da comunicação machine-to-machine (M2M) e das tecnologias de automação que existem em ambientes industriais. Esses dados podem permitir que as empresas combatam ineficiências e detectem problemas precocemente, economizando tempo e dinheiro e apoiando os esforços de inteligência de negócios. Especialmente na manufatura, o IIOT possui grande potencial para controle de qualidade, customização de produtos, aplicação de práticas sustentáveis e total rastreabilidade da cadeia de suprimentos.

industria-iot

Saúde

Colocar inteligência na automatização de processos de saúde, conectar pacientes e provedores de saúde para diagnosticar, monitorar, controlar e armazenar estatísticas vitais e informações médicas.  A chamada “telessaúde” é um novo paradigma do segmento. O desenvolvimento de tecnologias mais interativas está ligado à melhoria de produtividade e a inteligência gerada pela análise de dados, o que abre possibilidades de tratamentos médicos e cuidados com o paciente.

  • A IoT na área da saúde
  • O ecossistema de startups e a inovação na área da saúde
  • Case 1: OXIOT
  • Case 2: HELPEE
saude-iot

Meio Ambiente & Sustentabilidade

O acelerado avanço tecnológico deve considerar e beneficiar também a preservação ambiental. Pensando nisso e em aproveitar as oportunidades de negócios nessa área, empresas inovadoras já começaram a criar e investir em soluções conectadas que contribuem com a preservação ambiental e eficiência energética.  Sistemas integrados e implementados em rios, florestas e outros ambientes sensíveis, monitora ma qualidade da água e do ar, por exemplo, com acompanhamento por telefones celulares, utilizando GPS e sensores. Entre as muitas aplicações da IoT na área ambiental e com grande impacto social estão  ainda o combate ao desmatamento e alertas sobre instabilidades de solo.

Automotivo

As novas tecnologias para os veículos estão avançando e a palavra-chave neste processo chama-se conectividade. Montadoras apostam na interação total entre motoristas e seus carros com a estrada para melhorar a experiência de condução. Para isso, estão oferecendo crescente recursos tecnológicos embarcados nos veículos, com informações em tempo real que proporcionem maior segurança, conforto e economia de recursos para o condutor. A partir da integração de computadores de bordo e smartphones, com o apoio de sensores, chips, telas, comandos no volante ou pré-programados, os veículos estão mais inteligentes e dotados de serviços de entretenimento e de telemática. A IoT possibilita aos carros a troca de informações sobre trânsito, clima, velocidade, riscos à segurança  e até auxílio para a manutenção preventiva.

Banking

Na era da experiência do usuário, a transformação digital está presente nas principais empresas do setor financeiro e transformará ainda mais o serviço de atendimento ao cliente. A proposta é oferecer soluções personalizadas, com mais possibilidades, menos tempo e capacidade de fazer frente à alta expectativa do público de solucionar problemas de forma rápida e fácil. Portanto, o futuro desse setor também estará cada vez mais voltado a produtos e serviços digitais. Por isso, prestadores de serviços financeiros estabelecidos estão crescentemente adotando medidas ousadas para se beneficiar das as inovações emergentes.