Jundiaiense conquista terceiro lugar na maior feira de ciências e engenharia do mundo

Gabriel Gelli Checchinato foi o representante de Jundiaí (SP) a integrar o grupo de 25 brasileiros que participaram da Intel ISEF, nos Estados Unidos

Jundiaí (SP), Junho de 2018 – Representando Jundiaí na Intel ISEF – International Science and Engineering Fair, a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, Gabriel Gelli Checchinatto conquistou o terceiro lugar na categoria Sistemas Embarcados. Aluno do Colégio Ser!, ele foi um dos 25 estudantes brasileiros selecionados para participar da feira realizada em maio, nos Estados Unidos. Ao todo, o País apresentou 18 projetos.

Gabriel levou para a feira o projeto Dispenser Autônomo de Líquidos, já em protótipo, que é capaz de encher recipientes como copos ou jarras, independentemente de seus tamanhos, de forma automática. O objetivo é tornar mais prático o uso de dispensers, além de evitar transbordamentos (e consequente desperdício de água), assim como também auxiliar deficientes visuais. Para isso, o mecanismo prevê um retorno sonoro para quando o recipiente é colocado no local correto e outro para quando já está cheio. “Poder apresentar um projeto próprio na maior feira mundial de Engenharia e Ciências para alunos pré-universitários já é uma satisfação muito grande. Receber um prêmio foi muito além, eu não poderia estar mais feliz e agradecido por todo apoio que recebi nessa jornada”, celebra o estudante.

Aos 18 anos, Gabriel se formou no Ensino Médio em 2017 no Colégio Ser!, onde desenvolveu o projeto com a orientação do professor Ricardo Meca Parmezzano, e atualmente é aluno de Engenharia Mecatrônica na Universidade de São Paulo (USP). “O Gabriel sempre demonstrou ter interesse em construir algo que fizesse a diferença no mundo e aos 14 anos começou a construir seu pensamento científico. Receber essa premiação é a prova de que ele realmente atingiu seu sonho e está apto a traçar novas metas ainda maiores”, afirma Rafael Pellizzer Soares, Coordenador do Ensino Médio do Colégio Ser!.

Durante a sua participação na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, no início deste ano, o Gabriel já havia conquistado prêmio em dinheiro e certificado de reconhecimento da Associação dos Engenheiros Politécnicos, 1ª colocação entre todos os projetos de Engenharia do Brasil e a credencial para participar, com tudo pago, da feira nos EUA.

O coordenador do Colégio Ser! conta que o bom desempenho do Gabriel tem, inclusive, inspirado outros alunos a idealizarem seus próprios projetos. “Antes da feira no exterior, ele veio até a escola, mostrou e explicou seu Dispenser para alunos desde o 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os menores construíram um pequeno mascote e escreveram cartas para que o Gabriel levasse aos EUA como forma de carinho e apoio”, explica. “Essa é a concretização do que acreditamos: a formação do aluno por completo, preparando-o para pensar de maneira diferente, trabalhar seu máximo potencial e, desta forma, tornar-se um cidadão completo, muito mais preparado para a vida adulta”, finaliza.

Fonte: https://www.segs.com.br/demais/119138-jundiaiense-conquista-terceiro-lugar-na-maior-feira-de-ciencias-e-engenharia-do-mundo

Recent Posts

Leave a Comment