Em seu primeiro dia da feira no Transamerica Expo, evento mostrou porque consolida-se como um dos maiores encontros do setor no país, com público diversificado e grande especialistas nos diversos temas de IoT. Segundo e último dia para visitação será nesta quinta-feira.

O primeiro dia da IoT Latin America, feira internacional da Internet das Coisas, que acontece até esta quinta-feira, 30 de agosto, no Transamérica Expo Center, mostrou como cada vez mais a internet está presente no nosso dia a dia, em praticamente todos os tipos de negócios e empresas e o impacto da IoT (Internet of Things) nos próximos anos no Brasil. A feira é o mais importante evento B2B exclusivamente voltado ao setor e com foco na geração de negócios na América Latina e promove, simultaneamente, o 3° Congresso Brasileiro e Latino- Americano de Internet das Coisas (IoT), organizado pelo Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. Além da exposição, a IoT Latin America apresenta em seu Multipalco de Verticais discussões sobre casos abrangendo todo o ecossistema de Internet das Coisas em diversas verticais. O credenciamento para visitação neste dia 30 pode ser feito diretamente no pavilhão do evento, das 12 às 20 horas.

O Multipalco de Verticais trouxe 14 palestras e dois painéis com auditórios completamente lotados e filas de espera para acompanhar grandes especialistas abordando a IoT em diversas verticais.

No palco 1:

“IoT na Indústria Automotiva: Aplicações práticas da fábrica ao automóvel”, com RenateFuchs, Partner na Porsche Consulting; “Oferta comercial e disponibilidade de cobertura: a rede SIGFOX da WND e os casos reais em larga escala de IoT no Brasil”, com Eduardo Iha, Diretor de Negócios da WND; “O que estamos esquecendo na Casa Inteligente?”, com George Eric Wootton, Diretor Técnico da Auriside; “Soluções Eficazes para pequena e média empresa”, com Maurício Finotti, Sócio diretor da MOB I+E; “A Transformação Digital no Saneamento” – com Daniel Bocalão Jr, Gerente de Conectividade e Segurança da Informação na Sabesp; “IoT no Varejo – Customer Connect Space”, com Felipe Grando Sória, daBematech, e o painel “Metodologias modernas na abordagem e implementação de projetos de IoT”, com os painelistasRoberto Leandro Aran, Diretor de Operações da SAP, Omar Rodrigues, Diretor de Novos Negócios Healthcare da DXC Technology, Christian K. Rempel, da Logicalis, Gustavo Brito, Diretor da IHM Stefanini, e mediação de André Echeverria, Líder Inovação e Transformação Digital na Brasscom.

No palco 2:

“Inovações no Setor de Saneamento”, com Cristina KnörichZuffo, Superintendente de P&D Tecnológico da Sabesp”, “Qual o valor que a manufatura digital agrega ao seu negócio?”, com  RüdigerLeutz, Diretor Geral da Porsche Consulting Brasil; “Design Thinking e Viabilidade de Moldes plásticos: transformando boas ideias em projetos rentáveis”, com Alexandre Turozi, da CEO da 2pra1; “Plataforma RenesasCortex M: Suporte para o treinamento de desenvolvedores de soluções IoT Edge Computing”, com o Eng. Douglas P.B Renaux; “Como a Internet das Coisas está revolucionando a automação predial”, com Julio Cesar Garcia, Coordenador de Engenharia de Aplicações na Advantech; “Ação de fomento à inovação em Internet das Coisas”, com Maurício França, da FINEP; “Agricultura Digital e seus Benefícios”, com Eduardo Polidoro, Diretor de IoT M2M da Embratel; “Do dispositivo à Inteligência, com todos os tombos e tropeços ao longo do caminho…”, com José Gustavo Z. Rosa, da Going2 Mobile, e o painel “Metodologias modernas na abordagem e implementação de projetos de IoT”, com os painelistasRoberto Leandro Aran, Diretor de Operações da SAP; Omar Rodrigues, Diretor de Negócios para Healthcare, Life Sciences e Seguros da DXC Technology, Christian K. Rempel, da Logicalis, Gustavo Brito, Diretor da IHM Stefanini, e mediação de André Echeverria – Líder de Inovação e Transformação Digital na Brasscom.

Cristina KnörichZuffo, que falou sobre inovações no setor de saneamento,superintendente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Sabesp, ressalta que hoje em dia, com a internet 4.0, todas as empresas que não estiverem dentro desse novo contexto da IoT acabarão morrendo. “Isso porque você usa a IoT para tudo praticamente. No caso da Sabesp, por exemplo, a questão de gerenciamento de rede, monitoramento de mananciais, monitoramento de degradação desses mananciais e vários projetos como o de relacionamento com os clientes, que passam a ter uma maior interatividade com as empresas em geral, não só no setor de saneamento, são fundamentais para o desenvolvimento daqui para frente. (…) Recentemente, nós ganhamos um prêmio internacional entre as 100 melhores empresas de TI do mundo. Então, para a Sabesp é muito importante essa questão de IoT e está no nosso DNA colocar IoT em tudo o que for possível, como a automatização de estações de tratamentos, automatização de redes e monitoramento inteligente”.

Para Felipe Grando Sória, daBematech, que fiscorreu sobre o tema “IoT no varejo – Customer Connect Space”, o varejo hoje tem um potencial bastante grande para crescer em termos de aplicação de IoT. “Como é o conceito que a gente trouxe do Customer Connect Space. A ideia é que hoje a tecnologia do pequeno varejo, especialmente, está sempre concentrada no ponto de venda, onde você faz a transação de compra ou a emissão da nota fiscal. A gente enxerga que há um potencial dentro do varejo de trazer novas experiências para os clientes, consumidores e para as próprias pessoas que atuam no varejo como os funcionários e fornecedores. Trazer dispositivos que potencializem isso e tragam uma transformação digital é o que imaginamos onde a IoT tem capacidade de converter essas experiências digitais em coisas que agreguem mais valor, tragam maior lucratividade e uma melhor experiência para o consumidor”.

Falando sobre soluções eficazes para pequenas e médias empresas, Maurício Finotti, Sócio diretor da MOB I+E, frisou que o conceito principal é buscar soluções pequenas e escaláveis, de fácil implantação, rápidas e, principalmente, que tenha um payback curto. “Quando a solução de um equipamento gera uma melhoria, logo em seguida, você já paga aquela solução e começa a partir para outras até chegar a soluções maiores e melhores. (…) Os investimentos em internet das coisas são muito baratos, quando comparados com investimentos em automação, etc. Os dados são diferentes, mas o resultado que a internet das coisas gera tem um ganho muito grande e rápido para o empresário. Então, você começando a enxergar o que é indústria 4.0, o que é a internet das coisas, a gente começa a realmente ver que aquilo gera resultado e conseguimos um pulo disruptivo de melhoria de produtividade”.

André Echeverria, Líder Inovação e Transformação Digital na Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e mediador do painel “Metodologias modernas na abordagem e implementação de projetos de IoT”, faz um balanço do debate. “Foi particularmente interessante essa perspectiva de quatro diferentes verticais discutindo duas abordagens comuns: a tecnologia de IoT e a metodologia de abordagem de projetos em IoT. A Brasscom tem um estudo que mostra que entre os anos de 2018 e 2021 vão acontecer investimentos no Brasil de mais de 240 bilhões de dólares em quatro tecnologias chamadas de transformação digital e inovação: IoT, segurança, Big Data Analytics e inteligência artificial. Destes 240 bilhões, 170 bilhões são só em IoT, o que dá a dimensão da importância que isso tem para o país”.

O credenciamento para esta quinta-feira, último dia do evento, pode ser feito diretamente no Pavilhão.

Serviço
IoT LatinAmerica 2018

Quando – último dia: 30 de agosto
Horário: das 12h às 20h
Onde: Auditório I – IoT Latin America
Realização: BMComm Real Alliance e Fórum Brasileiro de IoT
Mais informações em: www.iotlatinamerica.com.br
Facebook:
 https://www.facebook.com/internetofthingsbr/

Assessoria de Imprensa

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) –  11 9 5820 0080 (TIM) – anarogers@foco21comunicacao.com e anapaularogers@gmail.com

Suely Melo – 11 9 8839 0380 – suelymelo@foco21comunicacao.com

Recent Posts