Evento recebe especialistas de diversos segmentos para abordar o tema, que atrai grande interesse de público em palestras

A terceira edição da IoT Latin America promoveu durante os dias 29 e 30 de agosto diversas palestras focadas no tema Indústria 4.0, a chamada quarta revolução industrial. O assunto engloba diretamente o conceito de IoT, ou Internet das Coisas e impactará as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação.

Em dois dias de apresentações, foram discutidos como a IoT contribui para o desenvolvimento da Indústria 4.0 e o impacto que isso gera nos setores. “Compartilhar é uma tendência muito grande. As pessoas não têm mais vontade de ter os próprios ativos”, destacou o diretor geral da Porsche Consulting Brasil, RüdigerLeutz, durante a palestra “Qual o valor que a manufatura digital agrega ao seu negócio?”.

Sócio-diretor da MOB I+E, Maurício Finottidiscorreu sobre o tema “Soluções eficazes para pequena e média empresa”. “O conceito principal é buscar soluções pequenas e escaláveis, de fácil implantação, rápidas e, principalmente, que tenha um payback curto. Quando a solução de um equipamento gera uma melhoria, logo em seguida, você já paga aquela solução e começa a partir para outras”, afirmouFinotti.

Na apresentação “IoT: Uma visão da evolução do produto manufaturado”, Eduardo Peixoto, do Instituto de Inovação Cesar, destacou os benefícios que as novas tecnologias trarão para o setor. “A IoT tem um grande impacto na economia, a criação de serviços nas plataformas vai atender aos modelos de negócios e construir mais serviços com ele. Como a geladeira que conversa com o mercado e faz compra. A vida será mais prática e fácil com essas tecnologias”, apontou Peixoto.

“A IoT está causando uma revolução e permitindo uma gama de sensores com tipos diferentes de conectividade, o que facilita novos processos na indústria com custos reduzidos”, completou o CEO da Solvian, Benedito Fayan, responsável pela palestra “Como o IoT e o analytics estão revolucionando processos de manutenção e operação das empresas”.

O Multipalco de Inovações contou ainda com as palestras de Alexandre Turozi, CEO da empresa 2pra1, sob o tema “Design Thinking e Viabilidade de Moldes plásticos: transformando boas ideias em projetos rentáveis”;Douglas Renaux, que apresentou o conceito da “Plataforma RenesasCortex M: Suporte para o treinamento de desenvolvedores de soluções IoT Edge Computing”; e do executivo de Negócios da GS1 Brasil, Ricardo Melo, que falou sobre como “Enfrentar a evolução digital nos dias de hoje”.

A IoTLatinAmerica mostrou como a Internet das Coisas pode facilitar a execução de tarefas do cotidiano de uma maneira mais fácil e rápida. O conceito de IoT diz respeito a toda infraestrutura tecnológica conectada à Internet. A IoT já é considerada a mais promissora plataforma de tecnologia do mundo e deve movimentar US$ 19 trilhões até a próxima década, segundo previsões da Cisco, líder mundial em TI e redes.

Recent Posts