Os pequenos circuitos eletrônicos com películas finas removíveis são a novidade mais quente do universo da Internet das Coisas (IoT). A ideia desenvolvida por pesquisadores das Universidades de Purdue e da Virgínia consiste em um sistema que imprime um circuito que, com um pouco de água, se transforma em um tipo de adesivo que pode ser nivelado à superfície dos objetos, removendo a camada de silicone utilizada atualmente pelas fabricantes.

O processo transforma os sensores em sistemas wireless de comunicação que podem ser recortados, aplicados e removidos de acordo com a necessidade, permitindo, inclusive, a remoção de partes desnecessárias dos sistemas.

Dessa forma, é possível personalizar os sensores e transformar qualquer objeto comum em um dispositivo de Internet das Coisas. Ideias de aplicação da novidade incluem, por exemplo, personalizar um sensor em um drone enviado para áreas de risco e detectar vazamento de gás, ou até mesmo aplicar o adesivo em um vaso e transformá-lo em um dispositivo capaz de detectar mudanças de temperatura que possam afetar o desenvolvimento da planta.

Fonte: Techcrunch

Recent Posts